top of page
QUEM SOMOS

A AC Serpa Pinto é uma associação de âmbito cultural, com sede no concelho de Cinfães. Foi criada em 2007 tendo como fins a promoção do conhecimento, estudo e cooperação entre culturas, sendo o seu patrono Alexandre Alberto da Rocha de Serpa Pinto que foi um notável cidadão português da segunda metade do século XIX.

NOSSO BLOG

Neste espaço encontrará notícias da ACSP e da cultura regional e nacional com interesse informativo, preferencialmente associadas à vida e obra de Serpa Pinto e ao contexto social, económico e cultural da sua época e da atualidade.

Neste espaço publicaremos textos das diversas áreas do conhecimento, escrutinados a partir das referências das suas fontes. Convidamo-lo a enviar o seu texto sobre dados biográficos, objetos, figuras, feitos, factos históricos e outros elementos associados, direta ou indiretamente, à época de Serpa Pinto.  

NOSSAS ATIVIDADES

O nosso traçado é desenvolver atividades culturais, sociais, científicas, tecnológicas e artísticas em Cinfães, em Portugal, na C.P.L.P. (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e em todos os países interessados no percurso histórico, vida e obra do General Alexandre Alberto da Rocha de Serpa Pinto. Elegemos a divulgação de conhecimento como ação fundamental nas nossas atividades, estruturadas em três áreas de intervenção: área científica, gastronómica e artes tradicionais.

PALAVRA DA PRESIDENTE

Caros /as sócios /as
Caros/as amigos /as e simpatizantes

 

Faz 1 ano que iniciámos esta rubrica “Palavra da Presidente” no Facebook da ACSP.

Tem sido uma das vias de comunicação com associados /as e o público para mostrarmos o desenvolvimento do nosso trabalho. Em breve pensamos fazê-lo pela nossa página WEB, finalizada durante este mês de Julho.

No passado mês de Junho 2020 chegámos às Poldras, Tendais, Cinfães, à casa onde nasceu Serpa Pinto. Foi nossa intenção fazer o reconhecimento do caminho público do tempo de criança de Serpa Pinto. Foi fulcral o apoio do Sr. Abraão Pinto de Andrade (nascido em Vila de Muros e residente em Vila Viçosa, Cinfães) e do Sr. Fernando Sousa (nascido e residente em Vila Viçosa, Cinfães) que desbravaram a mata que cobria o caminho, ainda hoje, público que liga Enxidrô a Poldras em Tendais. Juntou-se a nós o Sr. Horácio, atual proprietário das casas pertencentes aos pais de Serpa PInto, que nos fez a descrição das ruínas e mostrou-nos uma pesada “pia” em granito onde o pai de Serpa Pinto trabalhava as ferraduras para os seus cavalos. Essa “pia” estava coberta de silvas e mato, por isso invisível a quem ali se deslocasse. O Sr. Horácio tem 87 anos e recebeu esta informação dos seus avós.

O pai de Serpa Pinto era médico e viveu nas Poldras, lugar com muita população no século XIX, de onde emigrou para o Brasil com esposa e filho.

O reconhecimento e limpeza deste caminho público foi um grande estímulo para a ACSP propôr à autarquia municipal e de freguesia a sua manutenção e criação de um trajeto pedestre para cinfanenses e visitantes.

No Mês de Julho é nossa vontade visitarmos a Quinta do Paço, onde tem uma casa e um conjunto arbóreo mandada construir e plantar por Serpa Pinto.

A situação atual do COVID-19 não nos permite fazer uma visita com um grupo alargado.

É também nossa vontade organizar uma caminhada com os/as sócios/as aos dois locais, num período em que o possamos fazer com segurança.

É com responsabilidade e deveres cívicos que nos mantemos em contacto.

Um abraço de amizade.
Ester Vaz

bottom of page