Fonte: Página do Facebook de "História de Cinfães"
Um leitor pergunta-nos sobre a história de Vila Viçosa. Vamos traçar aqui um breve resumo histórico desta aldeia, no limite sul da freguesia de Cinfães. Aparecejá, com o nome de Porcas, nos documentos medievais, nomeadamente em 1109, quando se lhe definem os limites com Travassos. É, aliás, uma das aldeias do actual concelho de Cinfães com uma informação mais antiga e mais completa sobre a sua extensão, isto é, sobre os limites do seu termo na Idade Média. O termo de uma aldeia incluía, não só o burgo em si, ou seja, o povoado com as suas casas e ruas, mas também os espaços para cultivo (agro), e ainda, para a pastagem e a zona de bosque. Desta forma cada comunidade era autossuficiente, no tocante às produções agrícolas, à criação de gado e à extracção de madeiras, quer para o fogo, quer para a construção.
O termo de Porcas era, tanto quanto se percebe pela leitura do documento de 1109, extenso. Confrontava a sul pelo ribeiro de Enxidrô, das Fontaínhas ou do Grandinho e seguia pelos montes, hoje nos limites com Nespereira, até descer a oeste, delimitado por vários marcos naturais e artificiais.
Quando é que Porcas passou a Vila Viçosa e porquê? Parece ter sido no século XVI que esta alteração foi feita, embora não se saiba a razão, nem como se processou a mudança. Razões linguísticas e sociais que levavam à má interpretação do nome antigo ditaram a alteração? É provável. Mas quem é que levou à mudança do nome, para já não o sabemos. Se este partiu da vontade popular ou se foi vontade dos senhores da terra.
Pelo país existem outras Vilas Viçosas que, como o nome indica, salientam as qualidades vegetais e agrícolas do lugar - o que poderá explicar a mudança do nome. Mas pode não ser alheia, também, a escolha do topónimo pela sede do ducado da Casa de Bragança, no Alentejo, que por estas terras tinha bens e domínios.
Há um elemento curioso que associa a aldeia próxima de Marcelim a Vila Viçosa, tendo sido aquela aforada por Mem Moniz e D. Cristina, e portanto provável que a mulher do adorador fosse responsável pelo culto, quer em Tendais, quer em Porcas, embora a ermida actual não seja anterior ao século XVIII (ver foto). Tem, no seu interior, uma interessante representação do brasão real (ver foto).
Também nas proximidades de Vila Viçosa existiam vários lugares satélites que foram morrendo ao longo dos séculos, o primeiro deles Cabanas, a montante, na margem esquerda do ribeiro de Enxidrô e Bragadela, ainda habitado ao longo do século vinte.
No Numeramento de 1527 - o primeiro censo português - se refere o lugar como Porcas tendo então 12 fogos, cerca de 54 habitantes.
Em 1758 eram 55.
Tinham grandes propriedades em Vila Viçosa os monges de Paço de Sousa, certamente pela ligação que este mosteiro tinha com a linhagem de Mem Moniz.
Já no século XX a terra viu nascer o padre Alfredo Pimenta, paróco em Ovadas, Tarouquela e Moimenta, entre outras freguesias, escritor e historiador cinfanense. Foi seu pai Alfredo da Silva Pimenta, amanuense da Câmara Municipal de Cinfães e proprietário de uma fábrica de manteiga - sobre a qual já falámos aqui.
Comments