PALAVRA DA PRESIDENTE- JUlHO 2020
Caros /as sócios /as
Caros/as amigos /as
Faz 1 ano que iniciámos esta rubrica “Palavra da Presidente” no Facebook da ACSP.
​
Tem sido uma das vias de comunicação com associados /as e o público para mostrarmos o desenvolvimento do nosso trabalho. Em breve pensamos fazê-lo pela nossa página WEB, finalizada durante este mês de Julho.
No passado mês de Junho 2020 chegámos às Poldras, Tendais, Cinfães, à casa onde nasceu Serpa Pinto. Foi nossa intenção fazer o reconhecimento do caminho público do tempo de criança de Serpa Pinto. Foi fulcral o apoio do Sr. Abraão Pinto de Andrade (nascido em Vila de Muros e residente em Vila Viçosa, Cinfães) e do Sr. Fernando Sousa (nascido e residente em Vila Viçosa, Cinfães) que desbravaram a mata que cobria o caminho, ainda hoje, público que liga Enxidrô a Poldras em Tendais. Juntou-se a nós o Sr. Horácio, atual proprietário das casas pertencentes aos pais de Serpa PInto, que nos fez a descrição das ruínas e mostrou-nos uma pesada “pia” em granito onde o pai de Serpa Pinto trabalhava as ferraduras para os seus cavalos. Essa “pia” estava coberta de silvas e mato, por isso invisível a quem ali se deslocasse. O Sr. Horácio tem 87 anos e recebeu esta informação dos seus avós.
O pai de Serpa Pinto era médico e viveu nas Poldras, lugar com muita população no século XIX, de onde emigrou para o Brasil com esposa e filho.
O reconhecimento e limpeza deste caminho público foi um grande estímulo para a ACSP propôr à autarquia municipal e de freguesia a sua manutenção e criação de um trajeto pedestre para cinfanenses e visitantes.
No Mês de Julho é nossa vontade visitarmos a Quinta do Paço, onde tem uma casa e um conjunto arbóreo mandada construir e plantar por Serpa Pinto.
A situação atual do COVID-19 não nos permite fazer uma visita com um grupo alargado.
É também nossa vontade organizar uma caminhada com os/as sócios/as aos dois locais, num período em que o possamos fazer com segurança.
É com responsabilidade e deveres cívicos que nos mantemos em contacto.
Um abraço de amizade.
Ester Vaz