veteranos
Na década de 70, aquando da despedida de Alfredo Correia- como jogador, na Portelinha, realizou-se o primeiro jogo de veteranos do Nespereira. Anos depois, uns jogos ali, outros aqui, o Nespereira foi participando de uns torneios, mas nunca se dedicou muito à organização de uma equipa de veteranos, até 2001, quando o Nespereira fez o seu primeiro jogo organizado, pela mão de Artur Vieira, com o Soutense, uma equipa experiente de Sta. Maria da Feira, onde o Nespereira se deslocou, para fazer um bom resultado: um empate a 1 golo. A primeira equipa foi constituída por: Ercílio, Álvaro, Vilarinho(pai), Paulo Soares, Domingos, Fernando, Toni Resende, Jorge Pinto, Pepe, Artur Vieira e Tonito.
Com o passar dos anos, a equipa do Nespereira foi-se aperfeiçoando, e em 2002, pela mão de Isidro Semblano, "oficializou-se" a equipa de veteranos, tendo disputados jogos contra equipas renomadas, como Boavista, Penafiel, Bragança, Nogueirense, Espinho, Ac. de Viseu. Havendo também os habituais "derbys" anuais contra o Tarei, Soutense, Souselo e o tradicional jogo de veteranos, da Páscoa, contra o Parada de Ester, sempre alternando um ano na casa do Parada de Ester, outro em Nespereira. Todos estes jogos tem. aquilo q Hernâni Andrade chama de "3ª parte", que é o jantar final, primando sempre pela boa convivência.
Em 2002, o Nespereira foi a Clichy- sous- Bois (arredores de Paris), na França, para participar de um torneio de veteranos,levando os seguintes "convocados":
-
Artur Nunes
-
Álvaro
-
Hernâni
-
Domingos
-
Alfredo
-
Tonito
-
Vítor Andrade
-
Paulo Soares
-
Varito
-
Isidro
-
Toni Resende
-
Ercílio
-
Tavares
-
Eduardo
-
Almerindo
-
Paulo Marques
-
Paulo Cardoso
O Nespereira venceu, numa final dificilíssima, que teve que ser decidida nos penâlties, contra o Lusitânia Clichy- já tinha jogado na fase de grupos, e tinha perdido 1-0-, mas que o Nespereira acabou ganhando o troféu, após ter convertido três penâlties e o adversário, não convertido nenhum (um defendido por Artur, outro foi à barra e outro chutado para fora; enquanto o Nespereira teve os seus penâlties convertidos por Vítor Andrade, Almerindo e Isidro).
Com o falecimento de Isidro Semblano, Artur Vieira, Álvaro Pinto e Hernâni Andrade tomaram as rédeas da equipa e foram organizando os jogos para os veteranos, que se mantém até hoje.