top of page
Search

CENTRO SOCIAL DO COUTO MINEIRO DO PEJÃO PROMOVE FESTA E MAGUSTO DE S.MARTINHO

Writer's picture: Ercilio Galhardo NetoErcilio Galhardo Neto

Fonte: Carlos Oliveira (Ass. Imprensa CM Castelo Paiva)

No âmbito do seu programa anual de actividades, o Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, vai promover na tarde de Sábado, 9 de Novembro, nas suas instalações em Oliveira do Arda, na Raiva, uma iniciativa intergeracional denominada Magusto de S. Martinho, com a participação dos utentes de todas as IPSS do concelho, convidadas para o efeito.

O programa arranca às 15 horas com a abertura do Magusto Tradicional e uma exposição de produtos manufacturados pelos utentes da instituição, seguindo-se a actuação do Rancho Infantil do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, para além de diversas actividades com os idosos do lar residencial, sendo que, às 16 horas está previsto um Leilão de Oferendas e para concluir a jornada de confraternização, um lanche para todos os participantes.

     Vão participar mais de 180 utentes pertencendo à instituição anfitriã, à Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva juntamente com o Centro de Actividades Ocupacionais (SCM, ao Centro Social de Santa Maria de Sardoura, ao Centro Social de Real, da ARPIP de Pedorido, do CAT – Crescer a Cores, da APPACDM de Sabariz, e do Centro Cívico Viver S. Martinho.

Perspectiva-se uma tarde de alegria, com uma actividade repleta de momentos de animação e confraternização, onde os mais idosos vão ter a oportunidade de reviver tradições agrícolas e relembrar os tempos mais antigos, para além de momentos de partilha num magusto popular muito participado, que vai certamente contagiar os participantes e os responsáveis das instituições presentes.

O presidente do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, Lino Pereira, enaltece a organização desta actividade, que considerou importante para recordar velhas tradições da actividade agrícola e potenciar momentos de alegre convivialidade entre os diversos utentes das IPSS do concelho, evidenciando o notável trabalho que vem sendo realizado no concelho, ao nível do apoio à terceira idade, destacando que, destes actos de partilha e de boa vontade se pode construir um mundo melhor e a verdadeira mensagem de humanização das pessoas e da própria sociedade.

     Recorde-se que o CSCMP é uma IPSS e Pessoa Colectiva de Utilidade Pública inscrita na Direcção Geral de Acção Social, prioritariamente vocacionada para a intervenção junto da população mais carenciada, crianças e idosos e foi fundado em 1 de Setembro de 1979, por iniciativa da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia do Couto Mineiro de Pejão, iniciando com seis funcionários e pouco mais de 30 crianças, foi crescendo e tem actualmente as seguintes valências:  Creche (3 salas) 40 crianças;  Pré-escolar (2 salas) - 44 crianças;Ø CATL Sede - 50 crianças;  ERPI (Lar de Idosos) – 38 utentes;  SAD (Serviço de Apoio Domiciliário) – 45 utentes;  SAAS (Gabinete Atendimento e Acompanhamento Social) – 155 utentes;  PEA (Cantina Social) – 100 refeições/dia.

     Actualmente, com um novo Lar Residencial a funcionar desde 2014, o Centro Social do Couto Mineiro do Pejão oferece um extenso leque de serviços de apoio à população, mais concretamente às crianças e idosos. Constitui-se assim, como referência no concelho de Castelo de Paiva, ao testemunhar uma notável capacidade de afirmação do local e de auto-organização da população, sendo que, está vocacionado também para o apoio na saúde, daí ter ao dispor dos utentes e associados, serviços médicos de clínica geral, medicina dentária, nutricionismo, psicologia, terapia da fala, enfermagem entre outros. A instituição tem um quadro de pessoal (técnicos, auxiliares, administrativos e outros) com mais de 70 funcionários e alguns colaboradores avençados (médicos, enfermeiro, professores ).

28 views0 comments

Comments


fale connosco

Success! Message received.

  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2018 por A Voz do Povo, em conjunto com Wix.com

bottom of page