top of page

São Brás

Construída, em 1992, no local da antiga capela, em S. Brás, que tinha sido construída em 1708, contendo as imagens da Sra. Aparecida, S. Brás, S. Martinho, S. Gonçalo e Nª Srª de Fátima.

É a quarta festa de adoração da freguesia e, talvez, a mais popular. Actualmente, a festa inicia-se com um arraial na sexta-feira, continuando com o arraial, com atuação do Rancho Folclórico, durante o sábado. À noite, o adro da capela, fica lotado, com as atuações de certos artistas de médio renome. A festa estende-se pela madrugada, nas tascas.

No dia seguinte, a festa continua com missa e as bandas (a Banda Marcial local e outra banda convidada), terminando a festa com a procissão.

DSCF6632.JPG
http_4.bp.blogspot.com-VVK3Fs24HkEURwIvE

SRª APARECIDA

É conhecida pela lenda de Torno, de um mendigo que pedia esmola, carregando uma imagem da Virgem Maria, e este desapareceu de vez. Mas, numa noite começou a aparecer estrelas cadentes, que parecia direcionar para um lugar. Quando a população foi ver, ali encontrava-se a sepultura do mendigo, junto com a imagem da Virgem Maria. Festeja-se no dia 15 de Agosto.

http_www.arautos.orgresourceview.jpg

S. BRÁS

Nascido em 264, foi um mártir capturado pelos romanos e decapitado em 316. É conhecido por ser padroeiro das doenças de garganta, devido ao facto de ter ficado conhecido, por retirar uma espinha da garganta de uma criança, com uma oração. É santo padroeiro, também, dos animais, operários de construção, veterinários e escultores.

https_upload.wikimedia.orgwikipediacommo

S. MARTINHO

Foi um bispo de Braga, é considerado o responsável da conversão dos povos bárbaros, para o cristianismo. É conhecido por nominar os dias de semana, em língua portuguesa. Sua data de veneração é 20 de março.

https_upload.wikimedia.orgwikipediacommo

S. GONÇALO

Foi um eclesiástico português, nascido em Vizela. Foi um eremita, renegado pelo seu sobrinho, e viveu dedicado à oração e penitência, nas margens do Tâmega. Foi beatificado em 1671, pelo Papa Júlio III. É padroeiro de Amarante.

https_dfw084vk3sf43.cloudfront.netsystem

Nª SRª DE FÁTIMA

É uma das invocações marianas, baseada nos testemunhos dos três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, a 13 de Maio de 1917. A festa foi instituída em 1946, com a data de celebração à 13 de maio. É padroeira de Portugal.

fale connosco

Success! Message received.

  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2018 por A Voz do Povo, em conjunto com Wix.com

bottom of page