
SITE DA PREFEITURA DE RESENDE HACKEADO
O site da Prefeitura Municipal de Resende apareceu hackeado, no dia 1 de Agosto, aparecendo no seu lugar uma mensagem abusivam se referindo intimamente ao Prefeito, José Rechuan Jr. como "Zé", e ao seu partido polÃtico (PP) como "Partido Pilantra",pondo ainda no site hackeado, uma música de Bezerra da Silva, chamado de "Verdadeiro Canalha".
O site foi tirado do ar, estando a empresa responsável rastreando o problema. Entretanto, a Procuradoria do MunÃcipio está acompanhando o caso, a fim de punir os responsáveis de tal ato, de forma cÃvel e criminal, pressupostamente.
O site voltou ao ar, na segunda-feira, dia 3. A invasão prejudicou o acesso dos cidadãos a serviços públicos, como segunda via de IPTU e nota fiscal eletrônica, e informações do Portal da Transparência, de horários de ônibus e endereços e telefones de unidades de saúde e da Central de Ambulâncias, por exemplo.
- Este tipo de ataque virtual é crime e a Prefeitura registrou ontem mesmo um boletim de ocorrência. Já foi identificado o endereço de IP do computador de onde partiu o ataque. Agora a PolÃcia está investigando e busca o autor, ou os autores, desse vandalismo digital, que fez com que a população de Resende ficasse sem acesso aos serviços oferecidos pelo site da Prefeitura - afirmou o Procurador-Geral do MunicÃpio, Kléber LuÃs de Souza.
O procurador informa que interromper serviço telemático ou de informática de utilidade pública é crime e tem punição através da Lei nº. 12.737/12 (Conhecida como Lei Carolina Dieckmann). A pena prevista é detenção de um a três anos e multa.
Já o prefeito José Rechuan lembrou ainda que a Prefeitura lançou no último dia 23 de julho uma campanha nas mÃdias sociais 'Resende sem vandalismo', com o objetivo de conscientizar a população sobre vandalismo.
- As pessoas precisam entender que vandalismo é crime, e além de termos que combater a depredação de patrimônio público, que este ano já causou um prejuÃzo de cerca de R$ 100 mil aos cofres públicos, temos que combater também o vandalismo digital, que foi o que o site da Prefeitura sofreu no último final de semana - disse o prefeito.
