top of page

PEN- PARTIDO ECOLÓGICO NACIONAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Partido Ecológico Nacional (PEN) é um partido político brasileiro. Obteve seu registro definitivo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 19 de junho de 2012. Seu código eleitoral é o 51. O PEN tem forte ligação com a Assembleia de Deus.[1] Para o Partido Verde (PV), sigla que também reivindica o ambientalismo, o PEN seria uma legenda oportunista, pois seu objetivo seria disputar com o Partido Republicano Brasileiro (PRB), controlado pela Igreja Universal do Reino de Deus. No que diz respeito ao ambientalismo, no site do PEN há apenas uma lista genérica de recomendações e sem aprofundamento.

O PEN apoiou o candidato Aécio Neves (PSDB) à presidência da república, compondo a coligação Muda Brasil com as siglas PMN, SD, DEM, PTN, PTB, PTC e PTdoB. A candidatura ficou em segundo lugar no primeiro turno, obtendo 34.897.211 votos (33,55%). No segundo turno, numa disputa acirrada, Aécio obteve 51.041.155 votos (48,36%), perdendo para Dilma Rousseff do PT e da coligação Com a Força do Povo.

A partir das eleições gerais de 2014, o PEN conseguiu eleger dois deputados federais em todo o país e ambos do estado do Maranhão: André Fufuca e Junior Marreca.

Já para o cargo de deputado estadual, o PEN elegeu 15 nomes em todo o país em 2014, sendo quatro pelo estado da Paraíba: Dr Bruno Gonçalves (CE), Luzia de Paula (DF), Dr. Rafael Favatto (ES), Feliciano Filho (SP), Paulo Correa Jr (SP), Raimundo Santos (PA), Branco Mendes (PB), Edmilson Soares (PB), Ricardo Marcelo (PB), José Aldemir (PB), Laerte Gomes (RO), Ricardo Rios (MA), Fred Costa (MG), Lidio Lopes (MS) e Odilon (RR).

Nas eleições estaduais, o PEN participou de várias coligações amplas, ajudando a eleger onze governadores e nove senadores de diversos partidos, que compõem o governo federal ou que fazem oposição a ele.

Em Resende, o PEN é muito recente, sendo presidido pelo antigo presidente tucano- e também ex-presidente da Agência do Meio Ambiente de Resende(AMAR), no primeiro mandato do Governo Rechuan-, Paulo José Fontanezzi, estando ainda com pouca expressão, apesar de ter estado envolvido nas últimas eleições presidenciais, apoiando Aécio Neves, e fazendo campanha por Sávio Neves, na região.

 

 

 

 

 

AS FIGURAS

 

 

 

 

Socialize-se conosco

Siga-nos pelas redes sociais....

  • s-facebook
  • Twitter Metallic
  • s-linkedin
Compartilhe ideias

 


© 2015 por MDC.

Criado por Wix.com

bottom of page