top of page

MIRIM REIVINDICA AMPLIAÇÃO DO CONTROLE ELETRÔNICO EM ESCOLAS PÚBLICAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Instalado em escolas municipais após a aprovação de uma lei aprovada pela Câmara Municipal de Resende, no segundo semestre de 2013, o controle da frequência dos alunos por meio de catracas eletrônicas pode ser implantado em escolas da rede estadual de ensino da cidade. Essa é a proposta da indicação de autoria do presidente do poder legislativo, vereador Mirim (Solidariedade), encaminhada ao prefeito José Rechuan (PP) e à deputada estadual Ana Paula Rechuan (PMDB), cujo teor recebeu a aprovação unânime do plenário da Câmara Municipal, no começo deste mês.

O sistema começou a ser implantado na rede municipal de ensino de Resende, depois que o próprio Mirim e o então vereador Cláudio De Araújo (PSDB), atual secretário de Administração do Município, propuseram um projeto de lei ao plenário, tornando obrigatória a instalação deste equipamento nas escolas da prefeitura. Como conseqüência desta nova legislação, pelo menos 16 unidades de ensino contam hoje com o controle informatizado.

O sistema de controle eletrônico é baseado na identificação digital dos alunos, detectadores de metais e câmeras de monitoramento. Segundo Mirim, o controle de frequência eletrônico visa promover e garantir a assiduidade e a permanência dos estudantes nos estabelecimentos de ensino.

- A medida ajuda a criar nas famílias o senso de responsabilidade pela educação de suas crianças e adolescentes, além de permitir que os pais acompanhem, via SMS ou email, a situação do estudante no que diz respeito ao aprendizado – destaca o presidente da Câmara Municipal, acrescentando que “o sistema estreita a comunicação entre a instituição de ensino e as famílias,

facilitando a transmissão de recados e a divulgação de eventos escolares”.

A gestão escolar, na opinião do presidente da Câmara Municipal de Resende, também é beneficiada pelo controle de frequência eletrônico, “pois com um controle maior da quantidade de alunos presentes, fica mais fácil verificar desde a quantidade de merenda necessária a cada dia até ameaças de evasão escolar, o que só reforça a importância desse sistema para ”.

A tecnologia implantada, de acordo com Mirim, também contribui para a segurança dos estudantes, uma vez que permite aos responsáveis terem certeza do paradeiro dos estudantes.

- Trata-se de uma tecnologia com reflexos em várias áreas, trazendo benefícios no que diz respeito ao aprendizado, à gestão escolar e até mesmo à segurança. Por conta disso, o controle de frequência eletrônico é uma medida que merece ser estendida ao maior número possível de escolas públicas do nosso município, de forma que mais instituições, famílias e estudantes possam ser beneficiados - conclui Mirim.

Socialize-se conosco

Siga-nos pelas redes sociais....

  • s-facebook
  • Twitter Metallic
  • s-linkedin
Compartilhe ideias

 


© 2015 por MDC.

Criado por Wix.com

bottom of page