
VEREADORES QUEREM MAIS POLICIAIS NAS RUAS
Na opinião do vereador doutor Irâni (PROS), o trabalho extra de policiais militares na cidade é uma importante ferramenta para reforçar o policiamento ostensivo nas ruas. Dentro desse entendimento, ele teve uma indicação de sua autoria aprovada recentemente pelo plenário da Câmara Municipal. A proposição reivindica à prefeitura que solicite do Governo do Estado do Rio de Janeiro a ampliação em Resende do PROEIS (Programa Estadual de Integração na Segurança).
InstituÃdo em 2011, pela Secretaria estadual de Segurança Pública, levando-se em conta uma iniciativa já realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, o PROEIS permite que os policiais militares possam trabalhar voluntariamente em seus horários de folga, mediante o recebimento de uma gratificação pelo serviço extra. As funções exercidas pelos policiais como parte do programa variam, indo do apoio à s Guardas Municipais na fiscalização do trânsito, ao trabalho de vigilância das escolas públicas.
- Além de complementar a remuneração dos policiais, o PROEIS reforça o policiamento nas ruas, sendo um importante investimento na segurança e na qualidade de vida da população – afirma o vereador doutor Irâni, acrescentando que o convênio entre o Governo do Estado e as prefeituras neste sentido contribui para ampliar o policiamento na cidade, facilita ações conjuntas com os órgãos locais de segurança pública e aproxima a corporação da comunidade.
- As ações previstas pelo PROEIS previnem delitos por meio da fiscalização e proteção de bens, serviços e espaços públicos, em especial nas escolas estaduais e municipais – acrescenta, frisando que o programa “é também um aliado importante na luta contra a venda e o uso de drogas, bem como contra a violência no ambiente escolar.
O turno de trabalho dos policiais que aderem ao PROEIS é de oito horas de serviço e requer um intervalo mÃnimo de oito de horas antes que o agente da PM possa retomar suas atividades normais na corporação. Mesmo a serviço por meio do PROEIS, os policiais trabalham fardados, armados, equipados e com as garantias da administração estadual. As viaturas utilizadas possuem identificação do programa e os policiais usam braçais especiais sobre o uniforme.
A segurança pública tem sido um tema recorrente nas reivindicações do vereador doutor Irâni. Em maio, por exemplo, a Câmara Municipal aprovou uma indicação de autoria dele para a intensificação da vigilância nas imediações do Colégio Estadual Oliveira Botelho (Manejo). O pedido partiu de uma denuncia feita por mães de alunos ao parlamentar, segundo a qual as brigas de gangues eram frequentes nas proximidades daquela instituição de ensino.
Mães dos estudantes também compareceram ao plenário da Câmara Municipal de Resende durante a sessão do dia 26 de maio para solicitar o apoio dos vereadores na tomada de providências quanto à situação. No dia seguinte, as mães dos estudantes participaram de uma reunião com o comandante da PM na cidade, tenente-coronel Wagner Cristiano Moretzsohn.
O encontro foi articulado pelos vereadores. A partir dessa reunião, o oficial da corporação assumiu o compromisso de intensificar as rondas policiais realizadas nas proximidades daquela escola.